domingo, 1 de fevereiro de 2009

METODOLOGIA DE TREINO

METODOLOGIA DE TREINO DE COERVER
De forma a contemplar as acções táctico-técnicas adequadas a cada um dos escalões e garantir uma evolução consistente dos nossos atletas, a SPORTFUT optou pela metodologia de treino de Coerver, sendo esta a base de toda a formação do modelo holandês e utilizada também por uma das maiores referências a nível Europeu e Mundial, como é o F.C.Barcelona (www.fc-barcelone.com).

O Método alicerça-se numa estrutura piramidal de 6 níveis cumulativos. A passagem ao nível seguinte está dependente da total assimilação das capacidades relativas ao nível anterior. Os níveis desenvolvidos por Coerver são os seguintes:
1 - Ball Mastery: Exercícios em que cada jogador trabalha individualmente com a bola, usando repetições com os dois pés.

2 - Receiving and Passing: Exercícios para melhorar o primeiro toque, encorajando e ensinando passes arriscados e criativos.
3 - Moves (1v1): Exercícios e jogos para ensinar movimentações individuais para criar espaço em relação às defesas contrárias.
4 - Speed: Exercícios e jogos que permitem melhorar a aceleração, as corridas com e sem bola, bem como a mudança de direcção.
5 - Finishing: Exercícios e jogos para ensinar técnicas e encorajar o remate instintivo.
6 - Group Play: Exercícios e jogos para melhorar as combinações entre pequenos grupos com ênfase no contra-ataque rápido.

O primeiro bloco (Ball Mastery) é a base do desenvolvimento do jogador e é essencial para o progresso dos outros blocos. No entanto, esta pirâmide não pode ser entendida duma forma estanque, isto é, cada nível não deve ser trabalhado ao máximo de forma a trabalhar-se o nível seguinte. Em vez disso, o progresso do jogador deve ser conseguido à medida que as capacidades e as técnicas descritas em cada bloco se tornarem progressivamente mais fortes. A metodologia de treino Coerver é recomendada por grandes individualidades do mundo do futebol, sendo a seguir apresentadas algumas das suas opiniões:
- Arsene Wenger, treinador do Arsenal: "É essencial que os jovens jogadores com menos de 15 anos usufruam das melhores metodologias disponíveis de forma a desenvolvermos jogadores de elevado nível no futuro. Neste sentido, eu admiro a metodologia Coerver, pois é original e a sua ênfase é feita na melhoria das capacidades individuais como base para ensinar os jovens jogadores é, na minha opinião, correcta. É uma componente importante no desenvolvimento do futebol nos jovens do Arsenal."
- Franz Beckenbauer, campeão do mundo pela Alemanha: "Eu aprecio muito a metodologia Coerver, pois é muito orientada para a melhoria das capacidades técnicas. Treinar as capacidades técnicas e os jogos que são usadas nesta metodologia é para os jovens jogadores a chave para se tornarem jogadores de futebol com muito valor."
- Aime Jacquet, treinador da selecção Francesa campeã do mundo em 1998: "Eu acredito que os jovens que usufruem nos seus treinos desta metodologia beneficiam de um dos métodos de treino líder em termos mundiais, tendo inclusivamente ajudado o futebol Francês a ter mais sucesso."
- Juergen Klinsman, campeão do mundo pela Alemanha: "Eu certamente que usufrui em algumas situações deste tipo de metodologia quando era jovem... e certamente que me tornou um jogador melhor."
- Gerard Houllier, director da federação francesa de futebol em 1998: "O aspecto mais importante na aprendizagem de jogadores jovens é a técnica... e seguindo esta prioridade certamente ajudou a que a França se tornasse campeã do mundo. Nós usamos e continuamos a usar esta metodologia para ajudar os jovens jogadores de futebol na França."







Sem comentários: